quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Chili Vegetariano

        Desde que cortei animais mortos da minha alimentação, me sinto outra pessoa. Parece que tenho mais energia, mais vitalidade! Não sei se é meu corpo me agradecendo, ou se é só minha mente mais feliz e minha consciência mais leve... Só sei que minha qualidade de vida, nessas duas semanas, já melhorou muito. Tenho comido coisas mais saudáveis, e uma variedade maior de alimentos.

        Hoje me aventurei a adaptar uma receita de Chili que eu costumava fazer usando vaca moída. Desta vez, utilizei a proteína texturizada de soja. A PTS é uma inimiga minha de longa data, desde meus 18 anos, quando parei de comer carcaças pela primeira vez. Só recentemente estou aprendendo a prepará-la corretamente. Já desperdicei muita proteína por não lavar direito, não espremer direito, ou não hidratar o bastante. Muitas refeições frustradas na primeira mordida!! Mas hoje, pela primeira vez, consegui cozinhar usando PTS e ficou perfeito. Tão perfeito que vim compartilhar esta receita.


Chili vegetariano

           Ingredientes:

  • 1 xícara de proteína texturizada de soja FINA 
  • ½ xícara de shoyo 
  • 1/3 xícara de azeite 
  • 1 colher de sopa de vinagre (usei branco) 
  • 1 cebola pequena picada 
  • 3 dentes de alho picados 
  • 1 pimentão picado (usei o verde) 
  • 3 pimentas dedo de moça picadas (sem semente) 
  • 500g de feijão carioca cozido sem tempero e sem caldo (pode ser de caixinha, mas é importante ser sem tempero)
  • 1 lata de 390g de tomates pelados em cubos 
  • 1 caixinha de 130g de extrato de tomate 
  • 1 colher de chá de cominho 
  • Pimenta do reino a gosto 
  • Molho de pimenta vermelha a gosto 
  • Salsinha fresca picada a gosto 

          Modo de preparo:

       Primeiramente, é preciso hidratar a proteína de soja. Misturar 1 xícara de proteína com 2 xícaras de água, e reservar por 30 minutos. Depois, escorrer numa peneira e apertar bem a soja (ela é uma esponja, quando aperta sai bastante água), lavar na água corrente, sempre espremendo e enxaguando (ela tem um gosto de ração, e assim deixamos o gosto o mais neutro possível, para absorver o tempero).
      Quando ela já estiver bem limpa, esprema bem e separe numa tigela. Adicione o shoyo, o azeite, o vinagre, a cebola e o alho picados, e deixe curtindo. Quanto mais tempo, mais saboroso. Eu deixei por 2 horas.
       Numa panela, derreter uma colher de sopa de margarina, e adicionar a proteína com os temperos. Refogar um pouco e deixar curtindo no fogo baixo, com a panela tampada, por uns 5 minutos, pelo menos. Adicionar o pimentão e a pimenta. Mexer, tampar e deixar mais um tempinho curtindo. Adicionar o feijão, misturar bem, e então adicionar o tomate e o extrato de tomate.
      Adicionar o cominho, a pimenta do reino e o molho de pimenta. Misturar tudo muito bem. Acertar o sal – e a pimenta. Deixar fervendo por pelo menos 15 minutos, mexendo com frequência pra não queimar o fundo. Você vai ver como ele vai encorpando conforme ferve. Desligar o fogo e adicionar a salsinha picada.

Chili vegetariano


   
         Servir com nachos, arroz, purê de batata, wraps, guacamole, ou o que te apetecer. Como eu ainda não superei minha vontade de queijo, complemento com queijo mussarela ralado por cima. Alguma indicação de mussarela vegana boa e barata?



Nenhum comentário:

Postar um comentário